Warning: is_dir(): open_basedir restriction in effect. File(/) is not within the allowed path(s): (/home/digitalparamedicos/:/tmp:/opt/remi/php70/root/usr/share:/usr/local/php/7.0/lib/php:/usr/share:/etc/pki/tls/certs:./:/dev/urandom) in /home/digitalparamedicos/www/wp-includes/functions.php on line 1974

Warning: include(/home/digitalparamedicos/www/wp-includes/assets/script-loader-packages.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/digitalparamedicos/www/wp-includes/script-loader.php on line 238

Warning: include(/home/digitalparamedicos/www/wp-includes/assets/script-loader-packages.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/digitalparamedicos/www/wp-includes/script-loader.php on line 238

Warning: include(): Failed opening '/home/digitalparamedicos/www/wp-includes/assets/script-loader-packages.php' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php70/root/usr/share/pear:/opt/remi/php70/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home/digitalparamedicos/www/wp-includes/script-loader.php on line 238

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/digitalparamedicos/www/wp-includes/script-loader.php on line 240

Warning: is_dir(): open_basedir restriction in effect. File(/) is not within the allowed path(s): (/home/digitalparamedicos/:/tmp:/opt/remi/php70/root/usr/share:/usr/local/php/7.0/lib/php:/usr/share:/etc/pki/tls/certs:./:/dev/urandom) in /home/digitalparamedicos/www/wp-includes/functions.php on line 1974

Warning: fopen(/nfs/c12/h01/mnt/223572/domains/digitalparamedicos.com.br/html/wp-content/uploads/wp-file-manager-pro/fm_backup/index.html): failed to open stream: No such file or directory in /home/digitalparamedicos/www/wp-content/plugins/wp-file-manager/file_folder_manager.php on line 59

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/digitalparamedicos/www/wp-content/plugins/wp-file-manager/file_folder_manager.php on line 60

Warning: chmod(): No such file or directory in /home/digitalparamedicos/www/wp-content/plugins/wp-file-manager/file_folder_manager.php on line 61
Como conquistar mais pacientes em 3 passos espetaculares › DPM Como conquistar mais pacientes em 3 passos espetaculares – DPM
Como conquistar mais pacientes em 3 passos espetaculares

Marketing Médico

Como conquistar mais pacientes em 3 passos espetaculares

Lelo Maia
Escrito por Lelo Maia
Junte-se a mais de 1.100 profissionais da saúde

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com máxima prioridade.

Existem várias formas de conquistar novos pacientes, mas um dos métodos mais baratos e eficazes é o Marketing Digital

O Marketing Digital está para a área de saúde assim como o futebol estava para os Estados Unidos. Apesar de dar certo e ser algo chamativo, grande parte das instituições de saúde possuem (ou possuíam) uma certa resistência em adotar esse tipo de estratégia.

Mas por que isso acontece? Vamos usar o exemplo do futebol nos Estados Unidos. A resposta para a dificuldade do esporte mais popular do mundo se disseminar na terra do Tio Sam se deve a um fator cultural.

Enquanto no Brasil o futebol possui poucos concorrentes e já faz parte da cultura nacional desde os tempos modernos, nos Estados Unidos ele compete com o basquete, beisebol, futebol americano, dentre outros esportes que já fazem parte da rotina do americano há alguns séculos.

A mesma realidade pode ser aplicada na área de saúde. Culturalmente, outras ações de marketing chamam mais atenção de clínicas e hospitais do que o ambiente digital. Vamos aos exemplos:

  1. Mídia tradicional (TV, rádio, dentre outros);
  2. Eventos e congressos;
  3. Jornais, outdoors etc.

Mas essa realidade tem mudado nos últimos anos e vamos explicar como profissionais, hospitais e clínicas que têm utilizado Marketing Digital em suas estratégias têm conseguido se destacar e aumentar o seu faturamento ao mesmo tempo que melhoram bastante a rotina do paciente!

Caso você não saiba, 66% das pessoas fazem suas escolhas apenas após conferir referências na internet.

Marketing Digital na área de saúde: como fazer?

Quando falamos de profissionais ou instituições como hospitais e clínicas, precisamos ter em mente o seguinte fator: uma pessoa não vai a um site desse tipo em busca de lazer. Isso é óbvio!

É preciso construir um conteúdo realmente relevante para a sua audiência. Mas aí fica a pergunta: como definir o que essas pessoas querem ler e aprender? Simples: basta compilar os dados da área de atendimento, agendamento e marcação de consultas.

Com esses dados em mãos, que podem ser levantados via ferramentas de gestão ou até por planilhas, é possível identificar qual é a sua persona, facilitando o trabalho do marketing na hora de produzir o conteúdo, já que a persona estará bem definida.

Uma vez que esse trabalho foi bem feito, é só seguir o passo a passo abaixo!

Passo 1: construa um site/blog intuitivo

Esse conselho deve ser seguido por todo e qualquer profissional da saúde. Sejam médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, psicólogos… Enfim, todos mesmo!

Não adianta ter um um bom serviço ou ser um excelente profissional, ou instituição de saúde, se a sua audiência não conseguir chegar até você.

É necessário ter um site enxuto que passe a informação de forma clara e concisa. Do que adianta ter uma ferramenta de agendamento online se o link para ela está perdido no meio de várias ofertas/informativos?

Não adianta a sua instituição ser referência em alguma área específica se o seu paciente não sabe disso!

Por isso, é preciso ter um site e blog que realizem essa comunicação com qualidade!

Passo 2: faça Marketing de Conteúdo

Lembra quando falei acima que é preciso estruturar um site e blog com boa usabilidade? Pois é, não adianta ter isso sem produzir conteúdo de qualidade. E bastante qualidade.

Quando falamos de Marketing Digital, o foco é geração de valor para o usuário final — nesse caso, o paciente. E também sabemos que as pessoas sempre acabam preferindo buscar especialistas!

Logo, se você ou a sua instituição produzir conteúdo de qualidade, de forma a se posicionar como especialista dentro de um segmento, é grande a chance de conseguir captar mais pacientes que estão interessados naquela especialidade.

É só pensar um pouco na famosa analogia do médico: sempre que você fica doente e o médico receita um remédio, dificilmente o paciente não irá comprá-lo, já que foi recomendado por um especialista.

Passo 3: aumente o número de canais de aquisição de pacientes

O mundo evoluiu MUITO nos últimos anos. Se você for parar para pensar, hoje é possível realizar quase todo tipo de atividade a partir de um smartphone com internet.

Saiba que 83% dos acessos à internet no Brasil são realizados via smartphone.

Por isso, trabalhar apenas com meios analógicos de atendimento pode impactar negativamente a experiência do usuário (além de fazer com que você perca dinheiro, é claro).

Utilizar uma solução de agendamento online é algo vital para o sucesso da estratégia de Marketing Digital de um profissional ou instituição na área da saúde! Além de ter um custo de aquisição por paciente menor, a experiência dele acaba sendo facilitada.

Vamos listar abaixo as diferenças entre um agendamento análogico, via telefone, e o online automatizado, só para você ter uma noção:

  • No agendamento online, não existe chance de congestionamento de linhas e a consulta pode ser marcada com facilidade, independentemente da demanda;
  • O processo pode ser finalizado em menos de 2 minutos;
  • O custo por atendimento é zero.

E você lembra quando falei logo no começo do texto sobre a importância dos dados de atendimento na hora de definir a melhor estratégia de marketing? Com esse tipo de ferramenta, esse trabalho pode ser feito inclusive em tempo real!

Conclusão

Existem várias formas de conquistar novos pacientes, mas um dos métodos mais baratos e eficazes é o Marketing Digital.

Só de percebermos que grande parte da população mundial já está conectada na internet, deixar de trabalhar nesse ambiente passa a ser algo não muito prudente.

E, como foi dito no texto, mais de 66% das pessoas pesquisam sobre um profissional ou instituição de saúde primeiramente no Google e 83% dessas pesquisas são realizadas via smartphone. Por isso, seguir os 3 passos citados acima é vital para o sucesso da sua carreira, hospital ou clínica.

Agora conte-nos, se você já faz Marketing Digital, um pouquinho de como tem sido a sua experiência! Você está alcançando bons resultados? Como tem sido o engajamento dos seus pacientes com o conteúdo que você tem produzido?

Deixe a sua opinião e experiência nos comentários! Até o próximo.

Let's Go!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *